sexta-feira, 29 de novembro de 2013

cassado o 1º prefeito eleito em 2012


Fernando Cuba
Fernando Cuba
Pela primeira vez, depois de um ano e um mês da eleição de outubro do ano passado, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão cassou o mandato de um prefeito eleito em 2012.
Antes, as cassações de prefeitos eram feitas por juízes da base, ou por decisão singular de uns magistrados da corte eleitoral. Neste caso, o prefeito cassado foi Fernando Gabriel Amorim Cuba (PMDB), por inelegibilidade decorrente de contas públicas referentes aos exercícios financeiros de 1994,1995 e 1996.
Fernando Cuba conseguiu se manter no cargo por meio de uma liminar do Tribunal de Justiça, que no mês de dezembro decidiu cassar a liminar do peemdebista.
O escritório de advocacia Daniel Leite Associados, um dos mais preparados e com resultados vitoriosos, atuou em favor do impetrante da ação da cassação, o ex-prefeito da coligação de Cedral, Jadson Passinho (DEM), que perdeu as eleições por apenas 12 votos.
Por cinco votos a um, Fernando Cuba teve a diplomação cassada. Só quem votou a favor foi o relator do processo, juiz Sérgio Muniz.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

NOTA 10 E NOTA 0 DA SEMANA EM GOVERNADOR NUNES FREIRE

PARA A GUARDA MUNICI´PAL DE GOVERNADOR NUNES FREIRE,  QUE MESMO SEM APOIO NENHUM POR PARTE DA PREFEITURA, VEM REALIZANDO UM EXCELENTE TRABALHO EM NOSSA CIDADE
PARA O PREFEITO MARCEL CURIÓ,  QUE VEM DEIXANDO A GUARDA MUNICIPAL SEM FARDAMENTO ADEQUADO, OBRIGANDO OS PROFISSIONAIS  A TRABALHAREM  COM SUAS PRÓPRIAS ROUPAS , ISSO É UMA VERGONHA!! SENHOR PREFEITO POR FAVOR RESPEITE OS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA DE NOSSA CIDADE E MANDE FAZER SEUS FARDAMENTOS PARA TEREM MAIS DIGNIDADE E RESPEITO  EM SUAS FUNÇÕES 

Que cagada! Nigeriano preso no MA é médico

Kinglsley Ify Umeilechukwu, médico nigeriano 
O nigeriano Kinglsley Ify Umeilechukwu preso na tarde de sábado, dia 23 deste, no Hospital Municipal de Bacuri, na Baixada Maranhense, como suspeito de exercício ilegal da medicina, é médico formado na Universidade de Lagos, Sul da Nigéria, conforme certidão publicada aqui pelo Blog.
Na ocasião da prisão do nigeriano, os secretários de Saúde, Ricardo Murad, e de Segurança Pública, Aluísio Mendes, ambos em dobradinha para deputado estadual e federal, fizeram o maior estardalhaço.
Murad acusou o profissional de exercício ilegal da profissão e de ser o responsável pelo assassinato de uma criança, que teria sido medicada em Mirinzal, vindo à óbito, por causa de prescrição equivocada. E na sua rede social (Twitter) agradeceu ao seu companheiro de campanha política, Aluísio Mendes.
O Secretário de Segurança apresentou o médico à imprensa durante coletiva, como se fosse a maior elucidação de um falso médico atuando no Maranhão. Esqueceu Mendes que, só neste ano, mais de dez casos de falsos médicos foram registrados em nosso estado.
Para comprovar que Kinglsley Ify Umeilechukwu é médico profissional, os advogados do nigeriano enviaram ao blog documentos que comprovam a conclusão do curso de Medicina na University of Lagos e a revalidação do diploma feita na Universidade Federal de Mato Grosso. (Veja abaixo)
Os advogados estudam entrar com uma ação contra o Estado do Maranhão por danos morais e impedimento da prática da Medicina legal do seu cliente. Segundo eles, o caso de Umeilechukwu é igual ao dos médicos bolivianos, peruanos e cubanos, que passam por clima de constrangimento para exercer a profissão no Brasil.
O médico foi preso pela manhã e liberado na tarde do mesmo dia.
Este caso pode causar estremecimento nas relações entre o Brasil e Nigéria.


Polícia prende suspeito de ataque à quartel da PM em Raposa

A polícia prendeu Jodeilson Barbosa Pereira, no bairro do São Bernardo, em São Luís, dentro de casa.
Ele é um dos suspeitos de ter participado do ataque a Companhia de Polícia Militar no município de Raposa, na manhã desta terça-feira (26).
Na ocasião cerca de oito homens, em quatro motos, dispararam dezenas de tiros contra o prédio da Companhia.
Jodeilson, conhecido como ‘Nenê Catita’ no mundo do crime, já tem passagens pela polícia por tráfico de drogas, e estava foragido de Pedrinhas.
Ele havia sido beneficiado com a saída temporária, no indulto do dia das crianças, e não havia mais se apresentado à justiça.
No 11º DP, do São Cristóvão, onde foi preso, o principal suspeito do ataque nega participação no crime.

Reino Infantil e IFMA são as melhores escolas do ENEM 2012 no Maranhão


reioO colégio Reino Infantil, entre as instituições privadas, e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Unidade de São Luís, entre as públicas, foram as melhor avaliadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação, e compilados pelo G1 Maranhão.
Na cateogria redação, a melhor escola foi o Colégio Educator, também de São Luís.
Veja abaixo os rankings.
Veja as 10 escolas com as maiores médias nas PROVAS OBJETIVAS do Enem 2012, no Maranhão:
1º) Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil (São Luís/MA) – privada  – média 643,29
2º) Colégio Educator (São Luís/MA) – privada  – média 637,67
3º) Colégio Dom Bosco (São Luís/MA) – privada  – média 623,34
4º) Jardim Escola Crescimento (São Luís/MA) – privada  – média 619,30
5º) Instituto Federal do Maranhão – Unidade Monte Castelo – (São Luís/MA) – federal – média 612,90
6º) Centro de Educação Internacional (São Luís/MA) – privada – média 611,63
7º) Centro de Ensino Upaon-Açu (São Luís/MA) – privada – média 599,88
8º) Instituto Federal do Maranhão (Imperatriz/MA) – federal – 598,20
9º) Complexo Educacional Dom Bosco (Balsas/MA) – privada – média 595,93
10º) Colégio São José – privada – média 581,25
Veja 10 escolas com as maiores médias na REDAÇÃO do Enem 2012, no Maranhão:
1º) Colégio Educator (São Luís/MA) – privada  – média 734,10
2º) Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil (São Luís/MA) – privada  – média 711,24
3º) Universidade Infantil Rivanda Berenice (São Luís/MA) – privada – média 710,37
4º) Colégio Dom Bosco (São Luís/MA) – privada  – média 706,36
5º) Escola Santa Teresinha (São Luís/MA) – privada – média 698,56
6º) Instituto Federal do Maranhão – Unidade Monte Castelo – (São Luís/MA) – federal – média 697,38
7º) Centro de Educação Internacional (São Luís/MA) – privada – média 693,94
8º) Jardim Escola Crescimento (São Luís/MA) – privada – média 685,54
9º) Centro de Ensino Upaon-Açu (São Luís/MA) – privada – média 669,03
10º) Instituto Federal do Maranhão (Imperatriz/MA) – federal – média 661,52
10 escolas públicas com as maiores médias nas PROVAS OBJETIVAS do Enem 2012, no Maranhão:
1º) Instituto Federal do Maranhão – Unidade Monte Castelo – (São Luís/MA) – federal – média 612,90
2º) Instituto Federal do Maranhão (Imperatriz/MA) – federal – 598,20
3º) Colégio Universitário (São Luís/MA) – federal – média 560,78
4º) Instituto Federal do Maranhão (Santa Inês/MA) – federal – 546,55
5º) Colégio Militar do Maranhão (São Luís/MA) – estadual – 530,76
6º) Centro Educacional Liceu Maranhense (São Luís/MA) – estadual – média 513,75
7º) Instituto Federal do Maranhão – Unidade Maracanã – (São Luís/MA) – federal – média 513,45
8º) Instituto Federal do Maranhão (Alcântara/MA) – federal – média 510,51
9º) Dom João Antônio Farina (São Luís/MA) – municipal – média 510,51
10º) Centro Educacional Thales Ribeiro Gonçalves – estadual – média 510,43

Incra cria Unidade Avançada em Zé Doca e beneficia funcionários de Governador Nunes Freire

Foi publicada nesta segunda-feira (25), no Diário Oficial da União, a Portaria nº667 que cria a Unidade Avançada do Incra no Município de Zé Doca-MA. A Portaria, assinada pelo presidente do Incra, Carlos Guedes, vincula a Unidade à Superintendência Regional da Autarquia no estado.
A criação da Unidade do Incra é resultado de estudos, levantamentos e relatório final apresentados por um Grupo de Trabalho instituído pelo Incra e aprovados para a instalação da Unidade.
O município de Zé Doca, distante cerca de 302km da capital maranhense, fica localizado no Território da Cidadania Alto Turi/Gurupi, composto por 18 municípios e com uma população de 288.985 habitantes, dos quais 113.135 vivem na zona rural. O Território possui 11.210 agricultores familiares, 141 projetos de assentamentos com cerca de 14.632 famílias assentadas e 02 terras indígenas.
Importância
De acordo com o superintendente do Incra-MA, José Inácio Rodrigues, a criação da Unidade em Zé Doca veio em razão da região do Alto Turi/Gurupi ter atualmente a maior concentração de assentamentos do Maranhão e grande número de terras públicas da União para serem regularizadas.
José Inácio explicou que em décadas anteriores as regiões do Médio Mearim e do Alto do Pindaré apresentavam elevado índice de conflitos pela posse da terra e maior demanda, que necessitavam de uma maior presença do Incra. “Atualmente, a geopolítica da reforma agrária mudou no estado, deslocando grande parte da demanda para a Região do Alto Turi/Gurupi. Daí a importância da autarquia estar mais próxima dos trabalhadores rurais com a criação da Unidade em Zé Doca. Também estamos reforçando as Unidades do órgão em Imperatriz e Barra do Corda”, informou o superintendente.
Estrutura
A Unidade do Incra em Zé Doca-MA, além de possuir estrutura para as ações de reforma agrária na Região, terá espaços para funcionamento de um Escritório do Programa Terra Legal e para instalação do Colegiado Territorial do Alto Turi/Gurupi, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Além dos novos equipamentos, a Unidade receberá ainda vários materiais (notebooks, computadores, viaturas, GPS, mesas, cadeiras, armários, etc) e servidores das Unidades de Bacabal e Pindaré já extintas. O prédio para instalação da Unidade foi cedido por meio de parceria com a Prefeitura. A Unidade terá sede no município de Zé Doca e ficará localizada na Rua do Sol, Centro, com previsão de funcionamento ainda este ano.

Ex-prefeito de Santa Inês é condenado a devolver R$ 204 mil

TCE desaprova contas relativas ao exercício financeiro de 2009 de Raimundo Robert Bringel Martins.

Raimundo Robert Bringel MartinsO Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) desaprovou, em Sessão Plenária realizada na manhã desta quarta-feira, 27/11, as contas apresentadas pelo ex-prefeito de Santa Inês, relativas ao exercício financeiro de 2009, Raimundo Robert Bringel Martins.
A decisão do TCE determina que o ex-gestor devolva aos cofres do município a quantia de R$ 204.833,00 e pague multas que totalizam R$ 131.082,00. As irregularidades verificadas na análise concentram-se em algumas medidas adotadas no Fundo Municipal de Saúde (FMS), no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e no Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). O gestor ainda pode recorrer da decisão.
Na mesma sessão foram desaprovadas também as contas de Irene de Oliveira Soares (Presidente Dutra/2009), com multas de R$ 13.200,00; José Lourenço Bonfim Júnior (Miranda do Norte/2009), com débitos de R$ 193.448,64 e multas de R$ 262.689,00 e Raimundo Galdino Leite (São João do Paraíso/2009), com débitos de R$ 168.579,00 e multas de R$ 148.457,00.
Entre as Câmaras Municipais, foram julgadas irregulares as contas de Ozeas Nunes da Silva (Bom Jesus das Selvas/2007), com débito de R$ 28.312,00 e multas de R$ 35.171,60 e Raimundo da Guia Corrêa de Sousa (São João dos Patos/2008), com débitos de R$ 82.115,00 e multas de R$ 29.587,00.

 

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Escutec: Dino e Eliziane empatados em SLZ; Luis Fernando encosta

dino_eliziane_luisA mais recente pesquisa Escutec de intenções de voto para o Governo do Estado, realizada apenas em São Luís, mostra que a disputa do ano que vem deve ser mesmo acirrada no maior colégio eleitoral do Maranhão.
De acordo com a consulta, finalizada há duas semanas, o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), lidera, com 28,6%; a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) está logo atrás, tecnicamente empatada, com 26,5%; o secretário de estado de Infraestrutura, Luis Fernando (PMDB), é o terceiro, com 22,1%, tecnicamente empatado com a popular-socialista e no limite do empate técnico com o comunista.
A margem de erro do levantamento, que ouviu 1.582 eleitores, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Numa simulação de 2º turno entre Dino e Luis Fernando, ainda apenas na capital, o comunista aparece com 36,1% e o peemedebista com 28,8%. Novamente, margem  de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Jovem comete suicídio depois de matar ex-namorada em Timon



A jovem Jéssica Raquel Monteiro de 19 anos de idade, foi morta em casa no bairro Planalto Formosa em Timon, a 450 km de São Luís, com um tiro na cabeça.
O autor do crime, Paulo Sérgio de Oliveira Filho, de apenas 17 anos, não aceitava o fim do namoro, que segundo informações de familiares era conturbado.
Nas páginas do Facebook dos jovens dava pra perceber o conflito entre os dois.

Um dia depois do término do romance, Paulo chegou em sua moto com uma espingarda calibre 22 e atirou na cabeça da vítima. Em seguida, ele recorreu ao suicídio com um tiro na boca.
Vizinhos acionaram a policia informando sobre uma discussão seguida de disparos. Quando os policiais militares chegaram ao local os dois estavam mortos.
A arma utilizada no crime seria do pai do menor e foi encontrada ao lado do corpo de Paulo Sérgio.
Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Timon.

Bandidos caem de bala no Quartel da PM em Raposa

Na madrugada de hoje, dia 26, bandidos caíram de bala na 3ª Companhia da Polícia Militar de Raposa-MA.
Segundo informações, foram seis homens em três motos que atiraram contra o quartel. Os policiais que estavam na companhia reagiram e os bandidos fugiram.
As motos utilizadas pelos bandidos foram roubadas na área da Cidade Operária. Os disparos foram feitos de pistolas calibre 380, conforme cartuchos encontrados no local.
Na troca de tiro nenhum policial foi atingido, apenas as marcas das balas nas paredes do Quartel da PM da Raposa.
A polícia não sabe a motivação da ação, mas também não descarta a hipótese de ter ligação com as facções criminosas que atuam na região metropolitana.

sábado, 23 de novembro de 2013

Polícia prende nigeriano suspeito de ser falso médico, em Bacuri, MA

Segundo a polícia, homem não possui registro em Conselho de Medicina.Suspeito foi encaminhado para a Delegacia Regional de Pinheiro.
Um nigeriano foi preso, no início da tarde deste sábado (23), no Hospital Municipal de Bacuri, na Baixada Maranhense, suspeito de exercício ilegal da medicina. A informação foi confirmada pelo superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Jair Paiva.
“Nós recebemos esta denúncia e estávamos averiguando, com nossa equipe de inteligência. Na hora da prisão ele não apresentou documentos. Embora tenha dito que é formado, não apresentou registro algum no Conselho [Regional] de Medicina”, informou o delegado.
Segundo Jair Paiva, além do suposto exercício ilegal da profissão, a polícia também investiga informações de que o homem tenha receitado medicamentos para uma criança, em Mirinzal, que teria morrido. “Essa é outra denúncia que recebemos sobre ele e ainda estamos na fase de investigação, porque é uma denúncia muito séria”, disse.
Após a prisão, o suspeito foi encaminhado para a Delegacia Regional de Pinheiro. “Nós continuaremos a investigação e dependendo do caso, ele pode ser encaminhado para São Luís”, acrescentou o superintendente.
Segundo o Código Penal, o exercício ilegal da medicina é um crime contra a saúde pública, passível de detenção de seis meses a dois anos.
 Do G1 MA

Bandidos explodem bancos, destroem carros e postos da polícia em Mata Roma e Anapurus…

Do Marco Deça
Dez homens armados com metralhadoras 556, escopetas 12 e pistolas Ponto40, explodiram nesta madrugada caixas de agências bancárias nos municípios de Mata Roma e Anapurus.
Antes das ações, eles trataram de destruir viaturas e postos da polícias nos dois municípios. As duas ações, que começaram às 2h,  ocorreram em um intervalo de aproximadamente 40 minutos entre uma e outra. Primeiro, os bandidos foram a Mata Roma. Lá, destruíram com facas o pneu da única viatura disponível.
Só então partiram para explodir o caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil. Seguiram então para Anapurus, onde, primeiro, metralharam o posto da PM, antes de outra explosão de caixas eletrônicos. Sem perseguição, os bandidos seguiram em direção a Brejo…
20131123_074310
Curiosos observam estado da agência
O teto do Banco ficou completamente destruído
O teto do Banco ficou completamente destruído
Um dos caixas eletrônicos destruídos
Um dos caixas eletrônicos destruídos

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Sampaio tem sétima melhor média de público em todas as divisões

O time maranhense está na frente dos clubes de maior expressão nacional
SÃO LUÍS – Sampaio e Santa Cruz farão a chamada “final dos 100 mil”. Nas duas partidas em que será definido o campeão Brasileiro da Série C, estima-se que cerca de 40 mil torcedores compareçam no estádio Castelão, em São Luís, e 60 mil no Arruda, em Recife. Com superlotação em alguns jogos os dois clubes figuram no ranking das melhores médias de públicos em todas as divisões do Campeonato brasileiro. As informações foram obtidas através das informações contidas nos borderôs das partidas informadas ao final de cada jogo ou em prazo máximo de 5 dias após cada partida.
Torcida sampaína em jogo decisivo contra o Macaé-Rj, no Estádio Castelão, em São Luís. Foto: HeiderMatos/Imirante.com.
O time pernambucano tem a segunda melhor média de público, 26 308 mil torcedores, a frente de clubes da região Sul e Sudeste do país, como: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Vasco, Botafogo, Fluminense, Atlético Mineiro, Internacional e Grêmio. O Santa Cruz perde apenas para o campeão brasileiro, o Cruzeiro que tem média de 26 995 mil torcedores.
Já o time do Sampaio Corrêa, tem a sétima melhor público com média de 18.202 mil torcedores. O time maranhense a exemplo do Santa, está a frente de clubes de maior expressão nacional, como: Palmeiras, Santos, Vasco, Botafogo, Fluminense, Atlético Mineiro e Internacional.
No jogo de ida contra o Macaé mais de 43 mil torcedores presenciaram a goleada tricolor pra cima do Macaé, no estádio Castelão. No duelo contra o Betim no estádio do Arruda, o Santa Cruz recebeu um público de 60.040 mil pagantes.
Veja o ranking dos 10 melhores públicos em todas as divisões
Com promessa de casa cheia, Sampaio e Santa Cruz começam neste domingo (24), a partir de 16h no Estádio Castelão, em São Luís, a decidir a terceira divisão nacional.  Vale sua torcida!

PIB: Maranhão está no grupo de Estados que mais cresceu desde 2002

O Estado está, ainda, entre os três do Nordeste que alteraram suas participações no PIB.
SÃO LUÍS - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (22) a pesquisa Contas Regionais do Brasil de 2011. O Maranhão está no grupo dos 12 Estados que mais cresceu na série 2002-2011, chegando a 29,5% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo paíse. Em 2002, o grupo concentrava 27,1% do PIB. O ganho foi de 2,4 pontos percentuais (p.p.) de participação no período. Neste grupo estão, ainda, Santa Catarina, Distrito Federal, Bahia, Goiás, Pernambuco, Espírito Santo, Pará, Ceará, Mato Grosso, Amazonas e Mato grosso do Sul. Todos os Estados deste grupo tiveram participação entre 4,1% e 1,2% em 2011.
O grupo formado por São Paulo (32,6%), Rio de Janeiro (11,2%), Minas Gerais (9,3%), Rio Grande do Sul (6,4%) e Paraná (5,8%) concentrava, em 2011, 65,2% do PIB, 2,8 p.p. a menos que em 2002 (68%). Já os dez Estados com menores participações – Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Rondônia, Sergipe, Piauí, Tocantins, Amapá, Acre e Roraima – somaram 5,3%.
O Maranhão é, também, um dos três Estados nordestinos que alteraram suas participações no PIB brasileiro. Além dele aparecem Paraíba e Bahia. Com 1,3%, o Maranhão avançou cerca de 0,1 p.p.
PIB per capita
No entanto, o Maranhão aparece entre os Estados com os piores PIBs per capita do país, R$ 7.852 em 2011. Atrás, vem o Piauí com R$ 7.835. O PIB per capita é calculado com base na divisão de todos os bens e serviços produzidos no local pelo tamanho da população. Segundo o IBGE, o valor no Maranhão é oito vezes menor que o registrado no primeiro colocado no ranking nacional, Distrito Federal (DF), que foi R$ 63.020.

Estudante de 19 anos perde a vida durante racha na BR-316


Um jovem morreu e outro ficou gravemente ferido após a moto que disputavam um racha atingirem um carro modelo Montana na BR-316 na noite desta quinta-feira (21), em Zé Doca. O acidente ocorreu por volta das 22h, após os jovens saírem da escola.

De acordo com amigos das vítimas, os rachas eram constantes após o término das aulas. Os jovens Cássio Neto de 19 anos e Tiago, também de 19 anos, estudavam na Escola Estadual Bandeirantes em Zé Doca.


O jovem Cássio Neto que pilotava a moto veio a óbito no local do acidente e Tiago que estava na garupao foi transferido às pressas para São Luis em estado grave. Tiago teve a metade do pé esquerdo decepado no acidente.

Segundo informações,, cerca de dez jovens disputavam o racha de moto na hora do ocorrido.  

A moto em que as vítimas estavam era uma Titan Honda 150 vermelha e pertencia a vítima Cássio Neto, e ainda segundo testemunhas a moto teria explodido, como mostra a foto abaixo.

A culpa não do Prefeito Marcel curió, a culpa é do sistema politico do Brasil.

Realmente vivemos em um País de faz de conta, vejo em redes sociais, jornais e editoriais,  analfabetos políticos, compartilhando as prisões do mensaleiros, José Genuíno, José Dirceu e de mais membros de uma "suposta quadrilha", Brasil afora muita gente feliz com as prisões dos membros do Partido dos trabalhadores, como se o que houve no Governo do Presidente Lula fosse algo absurdo e jamais visto. como já foi provado houve também no PSDB um mensalão tão óbvio, quanto o que aconteceu no PT.
A realidade nua e crua é que este pseudo mensalão existe em todas as esferas de Governo, Federal, Estadual e Municipal, visto que, para se ter apoio de Senadores, deputados Federais, deputados Estaduais e vereadores e para aprovação de leis referentes a estes governos, os mesmo tem que abrir os cofres, oferecer cargos e entregar emendas parlamentares aos montes, o que seria isso? fisiologismo político já se sabe que é, ou seria uma forma de mensalão disfarçado? 90% das câmaras de vereadores do Maranhão trabalhão com um mensalinho, para manter sua maioria e aprovar projetos, muitas das vezes projetos estes que nem sempre são de benefício da população. 
Vejam em Governador Nunes, quase todos os vereadores ligados ao Senhor Prefeito, vivem com algum tipo de beneficio, nos interiores os empregos em pleno século XXI, são quase que sempre por indicação dos mesmos, por isso o prefeito reluta em cumprir a lei e chamar os excedentes, prefere pagar rios de dinheiro a advogados, apenas para manter as coisas como estão. Quantos imóveis, carros alugados e indicação de Gestores de Escola, sem ao menos passarem por um curso de pedagogia e sem noção nenhuma do  que seria um processo de Gestão, exercem a função em nossas escolas, já existe até tabela em que os favores devam acontecer, para beneficiar a todos os que fazem parte da chamada "panelinha", e não venham dizer que no governo passado também acontecia, era errado e deveria ser denunciado do mesmo jeito, que estamos fazendo agora. E por eu ter não ter prova não irei tecer comentários sobre o que se paga por fora, para estes pseudos vereadores escolhidos por nós darem esta sustentação ao Governos Municipal.
Queria deixar bem claro que dessa vez o senhor Marcel Curió, não tem culpa alguma, os grande culpados destas aberrações acontecerem somos nós veradores que não combramos seriedade e compromisso daqueles que nós depositamos toda a nossa confiança, não só o prefeito Marcel , mas os demais prefeitos do Maranhão se tornam reféns deste sistema corrupto da politica brasileira e por que não dizer da politica de governador Nunes Freire.
Quando vi as prisões acontecerem, a única coisa que veio a minha mente, quando esta justiça irá chegar  nos cafundó dos judas de nosso Maranhão e em governador Nunes Freire. tirem suas vendas dos olhos e vejam que ao nosso redor acontece coisa muito pior do que, o que houve em Brasília, parem para pensar e vamos agir e tentar mudar essa realidade que ai se encontra. 
GOVERNADOR NUNES FREIRE TAMBÉM É BRASIL, VAMOS COMEÇAR A MUDANÇA DO QUE ESTAR ERRADO NA NOSSA CASA E DEIXAR DE HIPOCRESIA APONTANDO O DEDOS PARA ALGO  QUE FINGIMOS DESCONHECER.
NÃO GOSTO DE SER LEVIANO , MAS DEVO IMAGINAR O QUE PASSA O PREFEITO DE GOVERNADOR NUNES FREIRE, EM TER QUE ATENDER AS DEMANDAS DE ALGUNS DE SEUS VEREADORES ALIADOS, VOU CHAMAR O JOAQUIM BARBOSA PARA SALVAR SUA EXCELÊNCIA, E QUANDO A FEDERAL CHEGAR VOCÊ FAZ IGUAL AO LULA, NÃO SEI DE NADA DE MENSALINHO, VOCÊ  SAIRÁ ILESO E SALVARÁ GOVERNADOR NUNES FREIRE DESTES MAUS REPRESENTANTES PÚBLICOS.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Justiça proíbe presídios da capital de receber presos do interior

O juiz Roberto de Paula, titular da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luis, proibiu os presídios da capital de receber presos oriundos de unidades do interior.
A determinação está em portaria assinada hoje (20) e há exceções apenas aos Termos Judiciários da Comarca da Ilha de São Luís. A proibição vigorará até a conclusão das reformas no Complexo de Pedrinhas e da construção de novos presídios.
“Para elaborar o documento, Roberto de Paula destacou que o governo do Estado decretou, em outubro deste ano, o estado de emergência no sistema penitenciário do Maranhão, pelo período de 180 dias. Na oportunidade, o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária anunciou a construção de um presídio de segurança máxima na capital, bem como a recuperação dos já existentes, a reforma e ampliação das unidades de Coroatá, Codó e Balsas e a conclusão da construção do presídio de Imperatriz”, diz nota da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) do Maranhão.
Para o magistrado, diante da superlotação das unidade de São Luís, é inadmissível, que se continue a receber presos do interior.
“Essa superlotação torna inadmissível que as unidades prisionais da capital continuem recebendo diariamente presos provisórios e definitivos do interior do Estado, eis que só fomenta mortes e violência entre os presos”, declarou.
Cópias da portaria já foram encaminhadas ao Tribunal de Justiça, à CGJ, ao Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária.

PESQUISA IBOPE: DILMA VENCE NO 1o TURNO

Presidente Dilma venceria no 1o turno em todos os cenários

Dilma Rousseff (PT) venceria no primeiro turno as eleições do ano que vem contra Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), seus prováveis principais adversários.

É o que aponta a pesquisa Ibope encomendada pela Rede Globo em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo divulgada nesta segunda-feira (18).

De acordo com o levantamento, Dilma teria 43% dos votos, contra 14% de Aécio e 7% de Campos se a disputa fosse hoje. Neste cenário, brancos e nulos somam 21% dos votos; o índice de eleitores que não sabem ou não responderam é de 15%.

Na pesquisa Ibope anterior, Dilma tinha 41%; Aécio, 14% e Campos, 10%.

Mesmo em um outro cenário, a presidente levaria a disputa no primeiro turno. Dilma teria 42% dos votos em uma eventual disputa com Marina Silva (PSB), que somaria 16%, e Aécio, 13%.

Se Dilma concorresse com Campos e com o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ela teria 41% dos votos, contra 19% de Serra e 7% de Campos. Caso um cenário semelhante a 2010 se repetisse, Dilma obteria 40% dos votos, contra 17% de Serra e 15% de Marina.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre os dias 7 e 11 de novembro em 142 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Fonte: Ibope

ZUMBI DOS PALMARES E O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Zumbi, líder e defensor do Quilombo dos Palmares contra a escravidão no Brasil

Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos.

Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco).

Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.
O nome Palmares foi dado pelos portugueses, em razão do grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje, estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador.

Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi precisamente o de Palmares.
O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região.

No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital era Macaco, na Serra da Barriga.
A Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra.

Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife, onde foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.
O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão.

O Dia da Consciência Negra é celebrado exatamente no dia 20 de novembro no Brasil em lembrança à captura e morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695. O feriado deste dia, pois, é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, propiciando o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO, MEC, PAIS, PROFESSORES, CÂMARA DE VEREADORES: LEI É DESRESPEITADA E SÃO OS ALUNOS QUE PAGAM O PATO!

      O Prefeito de Governador Nunes Freire, Marcel Curió e seu secretário de educação o Sr. João Marinho passaram mais uma vez por cima da lei e determinaram a antecipação do ano letivo de 2013, deixando mais de 8.000 alunos no prejuízo.
        As aulas da rede pública municipal em Governador Nunes Freire iniciaram em três datas a saber: 18 de março, 17 de abril e 13 de maio, respeitadas as particularidades e dificuldades de cada unidade escolar.

Este foi um ano de muitos contratempos para alunos e professores, sobretudo para os do ensino fundamental menor (1º ao 5º anos) pelas razões abaixo elencadas:
  • A má distribuição e organização da jornada dos professores que deixou muitos alunos sem aulas durante muitas sextas-feiras;
  • A demora no fornecimento e a constante falta de merenda escolar que deixou todos os alunos com o prejuízo de uma hora e meia de aula todos os dias em que persistiu o problema;
  • Os vários pontos facultativos decretados pelo prefeito durante o ano;
  • O atraso no retorno das férias e os sábados contados como dias letivos, que de fato não foram compensados, estão entre as principais.

        Segunda feira (11) os diretores das unidades foram surpreendidos com uma determinação do prefeito Marcel Curió de reduzir ainda mais o ano letivo. O secretário de educação apresentou um novo cronograma de atividades que já está sendo seguido pela escolas municipais. Assim o ano letivo que deveria garantir o mínimo de 200 dias se encerrará com um déficit aproximado de 40%.
       
        Segundo alguns diretores, os motivos de tamanha arbitrariedade seriam de "FORÇA MAIOR".
 MAIOR do que a lei que rege a educação no país;
 MAIOR do que o objetivo de muitos pais e alunos de conquistarem a emancipação através dos estudos;
 MAIOR do que o respeito que este gestor deve a cada pai, mãe e aluno que lhes confiaram o voto e o conduziram ao cargo de gestor do seu recurso. Sabe-se que em todas as ações do gestor Marcel Curió existe uma FORÇA, porém mais uma vez ele revela que o que é MAIOR do ponto de vista dele, de certo, não é a MAIOR prioridade  do nosso povo.

       É oportuno lembrar que os alunos de Governador Nunes Freire estão sendo preparados para competir, considerando o número ínfimo de vagas ofertadas pela universidades públicas, com outros alunos, inclusive de escolas particulares através do ENEM e de vestibulares convencionais, e que ganhar ou perder a vaga, vai ser a consequência da forma respeitosa ou desrespeitosa com a qual estão sendo tratados pelos gestores municipais que aqui passaram. Reduzir as possibilidades dos alunos de aprender não nos parece uma estratégia acertada e muito menos respeitosa.

      Apesar de desmotivadas pela constante falta de respeito deste governo para com os profissionais da educação e do cansaço visível, um grupo de professoras levou este fato ao conhecimento do Ministério Público por compreender que por trás da oferta do prefeito de " pausa para o descanso" existe uma FORÇA MAIOR que sugere demissão arbitrária de servidores contratados, o objetivo oculto de manter a população na condição de servil e especialmente por se tratar de um crime contra quem não sabe e não pode se defender: nossas crianças e jovens.

domingo, 17 de novembro de 2013

PREFEITA PODE SER AFASTADA POR IMPROBRIGADE NO MARANHÃO, ACORDA NUNES FREIRE!!!!!

Prefeita Nilce Farias
Prefeita Nilce Farias
Um documento de 30 de páginas foi protocolado na última quinta-feira (14) na Câmara Municipal solicitando a cassação e o imediato afastamento da prefeita Nilce Farias do cargo de Chefe do Poder Executivo de Guimarães.
O documento é assinado pelos eleitores Pablo Tavares Sarney, sanluisense, filho da vimarense Lindalva Tavares, e pelos eleitores vimarenses Sérgio Murilo Valporto Bazola, residente na Rua Sousândrade, filho de Heider Bazola e Ismael Nonato Ferreira Júnior, residente em Guimarães, filho do ex-vereador Ismael Mendes.
Os três eleitores que assinam o documento foram destacados apoiadores da eleição da prefeita Nilce Farias nas eleições do ano passado e alegam que ela vem cometendo os crimes do Decreto-Lei nº 201/67.
No documento, dirigido ao presidente da Câmara, José Murilo Nunes de Sousa, os três pedem a cassação do mandato da prefeita e o seu imediato afastamento do cargo, argumentando que a gestora vem cometendo crimes contra o município, além de sucatear a prefeitura.
Afirmam os denunciantes que Nilce Farias constituiu uma comissão de licitação irregular, que vem fazendo fraudes nas licitações e direcionando-as para compra de combustível, aluguel de veículos, e contratação de empresa para a coleta de lixo.
Denunciam, ainda, que a prefeita não responde aos requerimentos encaminhados pela Câmara Municipal, e tem nomeado parentes para os cargos públicos no município, prática proibida pela Lei do Nepotismo.
Protocolada na quinta-feira, a matéria deve entrar na pauta na sessão da próxima segunda-feira (18), quando os 9 vereadores avaliarão se o documento tem consistência e, a partir daí, decidirão se receberão ou não a denúncia para, então, ser constituída a Comissão Processante, formada por 3 vereadores, que vai apurar a denúncia.

Saiba como cumprirá a pena cada um dos 12 réus com prisão decretada

Confira na lista abaixo qual é a situação de cada um dos 12 condenados no processo do mensalão que tiveram mandado de prisão expedidos nesta sexta-feira (15) pelo relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa.
Como alguns deles questionaram por meio de embargos infringentes algumas das condenações, o tempo de prisão pode diminuir (os embargos infringentes são recursos que podem levar à revisão da pena). O Supremo julgará os embargos infringentes somente no ano que vem.

José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil - Pena total: 10 anos e 10 meses
- Crimes: formação de quadrilha (2 anos e 11 meses) e corrupção ativa (7 anos e 11 meses)
- Situação: ingressou com embargos infringentes para questionar a condenação pelo crime de formação de quadrilha. Se excluído esse crime, a pena diminui para 7 anos e 11 meses. Enquanto o recurso não for julgado, cumpre a pena em regime semiaberto.

José Genoino, deputado federal licenciado (PT-SP) - Pena total: 6 anos e 11 meses
- Crimes: formação de quadrilha (2 anos e 3 meses) e corrupção ativa (4 anos e 8 meses)
- Situação: a pena original já permite o cumprimento da prisão em regime semiaberto. Mas tem embargos infringentes para serem julgados em relação ao crime de formação de quadrilha. Se o recurso for aceito, a pena diminui para 4 anos e 8 meses
.

Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT - Pena total: 8 anos e 11 meses
- Crimes: formação de quadrilha (2 anos e 3 meses) e corrupção ativa (6 anos e 8 meses)
- Situação: questionou por meio de embargos infringentes a condenação por formação de quadrilha. Excluído esse crime, a pena diminui para 6 anos e 8 meses, e o regime de prisão passa de fechado para semiaberto.

Marcos Valério, apontado como “operador” do esquema do mensalão - Pena total: 40 anos, 4 meses e 6 dias
- Crimes: formação de quadrilha (2 anos e 11 meses), corrupção ativa (15 anos, 1 mês e 10 dias), peculato (10 anos, 3 meses e 6 dias), lavagem de dinheiro (6 anos, 2 meses e 20 dias) e evasão de divisas (5 anos e 10 meses)
- Situação: cumprimento da pena em regime fechado. Ingressou com embargos infringentes em relação ao crime de formação de quadrilha. Excluído esse crime, a pena diminuirá para 37 anos e 5 meses e 6 dias.

José Roberto Salgado, ex-dirigente do Banco Rural - Pena total: 16 anos e 8 meses
- Crimes: formação de quadrilha (2 anos e 3 meses), lavagem de dinheiro (5 anos e 10 meses), gestão fraudulenta (4 anos) e evasão de divisas (4 anos e 7 meses)
- Situação: apresentou embargos infringentes para questionar todas as condenações, mas mesmo assim teve mandado de prisão emitido. Se começar a cumprir pena por todas as condenações, vai ficar no regime fechado.

Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural - Pena total: 16 anos e 8 meses
- Crimes: formação de quadrilha (2 anos e 3 meses), lavagem de dinheiro (5 anos e 10 meses), gestão fraudulenta (4 anos) e evasão de divisas (4 anos e 7 meses)
- Situação: cumprimento de pena em regime fechado. Ingressou com embargos infringentes para questionar a condenação por crime de formação de quadrilha. Excluído esse crime, a pena diminui para 14 anos e 5 meses.

Cristiano Paz, ex-sócio de Marcos Valério - Pena total: 25 anos, 11 meses e 20 dias
- Crimes: formação de quadrilha (2 anos e 3 meses), corrupção ativa (11 anos), peculato (6 anos, 10 meses e 20 dias) e lavagem de dinheiro (5 anos e 10 meses)
-  Situação: ingressou com embargos infringentes para questionar a condenação por formação de quadrilha, mas mesmo se obtiver êxito o cumprimento da pena será em regime fechado.

Ramon Hollerbach, ex-sócio de Marcos Valério - Pena total: 29 anos, 7 meses e 20 dias
- Crimes: formação de quadrilha (2 anos e 3 meses), corrupção ativa (11 anos), peculato (6 anos, 10 meses e 20 dias), lavagem de dinheiro (5 anos e 10 meses) e evasão de divisas (3 anos e 8 meses)
- Situação: apresentou embargos infringentes para  os crimes, mas mesmo assim teve mandado de prisão emitido. Se for cumprir pena por todas as condenações, vai ficar no  regime fechado.

Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Marcos Valério - Pena total: 12 anos, 7 meses e 20 dias
- Crimes: formação de quadrilha (1 ano e 8 meses; pena prescrita), corrupção ativa (4 anos e 2 meses), lavagem de dinheiro (5 anos) e evasão de divisas (3 anos, 5 meses e 20 dias)
- Situação: apresentou embargos infringentes para questionar as condenações por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Excluídos esses crimes, a pena diminuiria para 4 anos e 2 meses, e o regime de prisão passaria para semiaberto.

Romeu Queiroz, ex-deputado pelo PTB - Pena total: 6 anos e 6 meses
- Crimes: corrupção passiva (2 anos e 6 meses) e lavagem de dinheiro (4 anos)
- Situação: cumprimento de pena em regime semiaberto. Não apresentou embargos infringentes.

Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do extinto PL (atual PR) - Pena total: 5 anos
- Crimes: corrupção passiva (1 ano e 3 meses; pena prescrita) e lavagem de dinheiro (5 anos)
- Situação: cumprimento de pena em regime semiaberto. Não apresentou embargos infringentes.

Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil - Pena total: 12 anos e 7 meses
- Crimes: formação de quadrilha (3 anos e 9 meses), peculato (5 anos e 10 meses) e lavagem de dinheiro (3 anos)
- Situação: cumprimento de pena em regime fechado. Não tem embargos infringentes pendentes.

A polêmica vila das meninas, onde moram muitas meninas de Governador Nunes Freire, Maranhãzinho, Maracaçumé, Junco do Maranhão e demais cidades de nossa Região

Instituição onde moram 900 adolescentes de vários estados está na mira do Ministério Público do DF

Em Santa Maria, centenas de garotas brincam na hora do recreio entre as aulas ministradas de manhã e à tarde (Foto: Joédson Alves) Em Santa Maria, centenas de garotas brincam na hora do recreio entre as aulas ministradas de manhã e à tarde (Foto: Joédson Alves)
 
por Lilian Tahan
Noite de sábado. Garotas se ajeitam em cadeiras de plástico enquanto aguardam a projeção das imagens da novela em uma parede. Nenhuma delas, no entanto, sabe do barraco que Félix, de Amor à Vida, aprontou durante o jantar na segunda (4). Há dois motivos para isso. O primeiro é que o instituto Vila das Crianças, administrado por freiras em Santa Maria, proíbe televisão durante a semana. Quando o veto cai, aos sábados, entra a segunda explicação: as 900 adolescentes acompanham apenas os capítulos de Jumong, folhetim produzido e exibido na distante Coreia do Sul.
 
Essa é uma entre as muitas peculiaridades na incomum rotina das moradoras da Vila das Crianças. Fundada em 2001, a instituição mantida pela ordem das Irmãs de Maria de Banneux, da Igreja Católica, abriga e educa meninas pobres de vários estados brasileiros. Desde 2006, contudo, o lugar está na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. No último dia 16, o MPDFT retomou uma investigação sobre os critérios legais de seu funcionamento.
 
Embora seja endereço de jovens, a vila das meninas, como ficou conhecida a escola, não autoriza o uso de celular, tem horário determinado para dormir (às 9 e meia, inclusive nos fins de semana) e só admite namoro por carta, meio de comunicação usual dentro da instituição. No complexo de 20 000 metros quadrados de área construída, com quatro prédios, ginásio e piscina coberta, a prioridade está voltada para os estudos e a disciplina é rigorosa. Qualquer mãe ficaria com inveja ao espiar o dormitório das garotas, onde os lençóis são esticados a ponto de fazer uma moeda atirada na cama pular. Cobertores e toalhas postos a secar viram laços ou cortininhas nos beliches. O chão por onde circulam centenas de jovens, 55 professoras e dezoito freiras tem a aparência mais limpa que a de piso de hospital. E são as próprias meninas que, aos sábados, faxinam o quarto.
 
De segunda a segunda, o tempo das  internas é dividido entre obrigações escolares, esportes, oficinas profissionalizantes, dança, coral, música e até cuidados com o jardim. Praticamente todas as atividades estão concentradas dentro de um terreno concedido pelo GDF em 2000 na região administrativa de Santa Maria. As meninas que moram no internato dificilmente saem da vila. “De vez em quando temos alguns passeios externos, mas imagine a logística para levar 900 garotas a qualquer lugar”, diz Maria do Rocio Fava de Sousa, diretora pedagógica do instituto
 
Curso de corte e costura: uma das opções de atividades profissionalizantes (Foto: Joédson Alves)
 
Recrutadas de famílias carentes e, não raro, com histórico de violência, as meninas chegam com 12 anos, quando ainda cursam o ensino fundamental, e saem depois da formatura do ensino médio — a idade-limite é de 18 anos. No tempo em que passam lá, elas podem escolher cursos profissionalizantes como secretariado, técnico de enfermagem, de saúde bucal, corte e costura. “Muitas de nossas alunas se destacam”, afirma a freira mexicana Margarita Campos Abeja, que dirige a Vila das Crianças. A religiosa conta que duas ex-alunas foram selecionadas para atuar na Austrália e na Coreia do Sul como bolsistas do Ciência sem Fronteiras. Ela explica que o objetivo central do projeto idealizado pelo americano Aloysius Schwartz é a educação curricular e não a formação de freiras. “O projeto existe no Brasil desde 2002 e até hoje apenas dez meninas decidiram fazer os votos”, relata a irmã.
 
A ordem da qual Margarita faz parte sustenta outros institutos sociais com regimes semelhantes ao de Santa Maria em países como México, Coreia do Sul, Filipinas, Guatemala e Honduras. No Brasil, a Vila das Crianças é a única instituição mantida pelas Irmãs de Maria de Banneux, que aplica 500 000 reais por mês para financiar o projeto.
 
Mas, no que depender de representantes ligados aos direitos da criança e do adolescente no DF, ela pode deixar de existir nos moldes atuais. Pela interpretação dessas autoridades, a escola tem as características dos antigos internatos, modelo de ensino que não é mais aceito no Brasil. Em outubro, por iniciativa da Promotoria da Infância e da Juventude do MPDFT, a Justiça reabriu um processo que investiga o enquadramento legal da Vila das Crianças. No último dia 16, agentes ligados à Vara da Infância, ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público fizeram uma inspeção no local. “A legislação estabelece que a privação de convívio de uma criança ou de um adolescente com sua família só é aceita quando autorizada judicialmente”, afirma a promotora de Justiça Luisa de Marillac.
 
As alunas são responsáveis por manter a limpeza e a organização dos quartos onde dormem (Foto: Joédson Alves)
 
Em 2006, a Vila foi alvo de uma denúncia feita por uma família que relatou dificuldade de ver a filha fora do período das férias. Na época, o juiz entendeu que o lugar seguia, sem prejuízo para as jovens, os princípios de uma escola. O caso acabou arquivado. Para o MP, no entanto, trata-se de uma entidade de acolhimento institucional com regras que não estariam sendo respeitadas. Segundo a lei, por exemplo, esse tipo de abrigo pode atender, no máximo, vinte jovens. E os alunos deveriam pertencer à comunidade local. Na vila de Santa Maria, mais de 700 meninas vêm de fora.
 
“Trata-se de um sistema que se aproxima da clausura, com o bônus de uma boa educação, mas o ônus da segregação social”, entende Francisco Corrêa, integrante do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente, responsável por emitir o registro de funcionamento de lá. “A Vila das Crianças não é um abrigo ou um internato. Tem a documentação que a define como escola, e por isso não cabem esses questionamentos”, argumenta a advogada Fernanda Toscano, do escritório Caputo Bastos e Serra, que representa a instituição. Integrante da Arquidiocese de Brasília e desembargador do Tribunal de Justiça do DF, Roberval Belinati faz um alerta: “Espero que as autoridades tenham muita cautela com esse grandioso trabalho feito em favor da juventude brasileira”.
  
Por dentro da rotina delas
 
6Hora de acordar. As meninas têm trinta minutos para se aprontar e arrumar o quarto.
 
630 Elas revisam as tarefas cobradas em sala de aula.
 
7Café da manhã. O instituto montou sua própria panificadora, que produz 1 000 pães por dia.
 
8Início das aulas. A escola segue o currículo do Ministério da Educação. As professoras são leigas.
 
12Almoço. As refeições são elaboradas em uma cozinha industrial, ondeas funcionárias preparam 145 quilos de arroz, 65 quilos de feijão e55 quilos de carne.
 
13Retomada das aulas. As garotas praticam esportes, dançam, estudam música e frequentam cursos profissionalizantes.
 
16h45 Tempo livre. Elas se reúnem no campo de futebolpara brincar de amarelinha,corda, bola, pique-pega.
 
17h30 Momento em que tomambanho e lavam suasroupas íntimas.
 
18Jantar.
 
19h30 Elas fazem as tarefas para as aulas do dia seguinte.
 
21h30 Todas as luzes são apagadas.Hora de dormir.

Ensinando a ser rico!!!

Folha de SP

O Brasil hoje é um país caro, que perde capacidade exportadora e eleva importações, uma conjuntura insustentável ao equilíbrio econômico do país. Por isso, é fundamental aprofundar a discussão e as medidas para elevar nossa produtividade.
Estudo do Banco Mundial cobrindo 40 anos e 50 países mostrou, de forma inequívoca, a relação direta do nível de educação com a produtividade e o nível de renda de um país.
O progresso da educação brasileira nos últimos anos é inegável. O aumento do número de estudantes em todos os níveis foi conquista de diversos programas, mas principalmente do crescimento do investimento em educação.
Em 1995, o Brasil investia 3,7% do PIB em educação, bem abaixo da média da OCDE (grupo dos países mais desenvolvidos). Hoje, investe 5,2% do PIB, superior à média de 4,8% da OCDE. Mesmo assim, seguimos com níveis de aprendizado abaixo da média mundial e de países como México e Chile.
Se o aumento do número de estudantes e do tempo de estudo é essencial, o que eleva efetivamente a produtividade é o crescimento do nível geral de aprendizado, isto é, o aumento do desempenho, medido por testes de padrão internacional.
O estudo citado e a experiência internacional mostram que essa evolução requer maior foco e investimento no ensino fundamental, melhor capacitação dos professores, métodos de ensino diferentes e abandono de práticas excessivamente teóricas.
Os países onde o professor tem o status mais elevado na cultura nacional, como Cingapura, Coreia do Sul e Finlândia, são os com maior nível de aprendizado e os que conseguem atrair os melhores alunos para essa carreira fundamental ao desenvolvimento.
O ensino teórico, repetitivo e baseado na memória deve ser substituído pelo ensino interativo, em linha com os jovens de hoje, com uso de técnicas que favoreçam o entendimento sobretudo de matemática, ciências e língua portuguesa. Isso requer mais investimento em equipamentos como computadores, laboratórios, bibliotecas tradicionais e eletrônicas.
É imprescindível aumentar o tempo no qual os estudantes estão efetivamente engajados no aprendizado na aula. Ele não passa de 65% do tempo total nas melhores regiões do Brasil, contra a média de 88% dos países da pesquisa. O estudo conclui que, se atingir o nível médio do desempenho educacional dos países pesquisados, o Brasil pode elevar o PIB em cerca de dois pontos percentuais.
Em resumo, o grande salto de produtividade do Brasil, capaz de elevar de forma sustentável a geração de riqueza e reduzir a desigualdade, passa não só por investimentos em infraestrutura e reformas fundamentais, mas, principalmente, pelo aumento da eficácia do processo educacional.

Imagem da semana

Não e a Avenida principal mas é uma Rua de Governador Nunes Freire
Rua Santa Rita, Esquina com a Rua Amorim..