quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Alguns tipos de políticos que você precisa conhecer


Político é uma espécie de “bicho” que tem exemplares para tudo que é gosto. O povo sabe disso e se, ainda assim, na hora de votar escolhe o pior tipo, não pode sequer reclamar que não teve outras opções para escolher.
Veja os tipos de políticos analisados:
 
O “Deixa comigo” – Esse é tipo de político que antes de você sugerir ao algo, criticá-lo ou elogiá-lo ele já te interrompe com a gabolice “deixa comigo”. Aí você deixa com ele e acontece nadica da nada. Exemplo: um ex-alcaide da capital.

O “Migueloso” – Espécie muito comum no meio. Tudo o que você fala ele concorda. Tudo o que você pede ele diz que vai fazer. Toda agenda que você marca ele arruma um “tô enrolado aqui, me liga daqui a pouco, mas liga mesmo!”. Aí você liga e… já era. Exemplo: um certo secretário de Holandinha aí.

O “Só promessa” – Também muito comum no cenário, este tipo de político vive e faz os outros viverem de promessas. Nunca diz “não” ao eleitor/aliado, apenas promete que vai “resolver a questão”. Termina o mandato e não cumpre uma única promessa sequer. Exemplo: um certo vereador novato da capital.

O “Vaselina” – Sabe aquele político que você conversa horas a fio com ele e não consegue arrancar nada de substantivo? Pois é. É o conhecido político “vaselina”. O cara fala, conversa, conta histórias, analisa aqui e acolá e você sai da prosa com a sensação que conversou com as paredes. Exemplo: um certo amigo do blogueiro aí.

O “Vou ver” – Aí você chega para o político “Vou ver” e diz: “Parceiro, estou precisando de você para resolver uma demanda aí pro seu amigo, pode ser?”. Então o cara lasca um “vou ver”. Passa os quatros anos do mandato “vendo” e… nada.

O “Só Molecagem” – Esse aqui é o político no qual você se aproxima e ele já vem com uma piadinha, quase sempre falando sacanagem envolvendo puta, viado ou corno. Você quer falar sério, mas ele se sai com uma piadinha de putaria. Exemplo: um ex-prefeito e ex-deputado estadual aí.

O “Engomadinho” – É aquele político vaidoso com a aparência. Anda sempre arrumadinho, camisa passadinha, calça justa, sapato engraxado, cabelo penteadinho e perfumado mais que penteadeira das “minas”. Usa sempre um pente no bolso traseiro e um espelho redondo na pasta. Exemplo: um ex-prefeito e amigo do blogueiro aí.

O “Se faz de morto” – Esse tipo de político faz raiva pra qualquer um cristão. Nada ele sabe, nada ela soube, nada ele viu, nada ele ouviu, enfim, o cara parece que está morto. Mas, só parece! É mais vivo do que se pode imaginar. Exemplo: um certo amigo do blogueiro aí.

O “Quebrado” – Também muito comum na praça. Esse é o tipo do político que o cara vai dar uma “ferrada” ele diz com a cara de sofredor: “amigo, tô quebrado, ainda pagando dívida de campanha. Passa depois”. Pode esquecer. Exemplo: outro certo vereador novato da capital aí.
O Canhenga  - Espécie mais comum de político. Dá um “pum” no fogo para não comprar abano. Não dá água pra passarinho. Não faz graça pra “Seu Ninga”. Fale em recurso para esse tipo de política e ele mete as duas mãos no bolso para puxá-los para fora mostrando que está “lisinho”. Exemplo: Uma certa deputada estadual aí…

O Santo – É aquele político que gosta de se passar por vítima, perseguido, injustiçado etc. Só ele que presta, só ele que é do bem, só ele que é correto e por aí vai. Adora apontar o dedo para o pecada alheio, mas esquece de lembrar e pedir perdão pelos seus próprios. Exemplo: um certo deputado estadual de oposição aí.

O Espertão – Esse é do tipo “tudo sabe”. Apresente um problema ao cara e logo ele apresentará a solução. Seja educação, saúde, infraestrutura, segurança, cultura, ciência e tecnologia, astronomia, física quântica, não importa. Tudo o “Espertão” sabe e entende. Exemplo: um certo presidente de estatal federal aí.

O Quero-quero – Esse é do tipo que nunca está conformado com o que é. Sempre está querendo algo mais. Pintou uma vaga para um cargo o cara logo se apresenta dizendo: “eu quero essa vaga. Eu topo ser o candidato”. Pode ser para “síndico de condomínio”, ele está lá querendo e querendo. Exemplo: um advogado amigo meu aí.

O Medroso – Não emite opinião sobre assunto polêmico, não conversa com a imprensa, está sempre calado, apareceu o seu nome em algum blog ele pira, sua frio e fica nervoso, esse é o político “Medroso”. Exemplo: um certo “líder” aí.

O Corajoso - É o político que tem coragem até de mamar em peito de onça pintada. O danado não está nem para coisa ou autoridade alguma, pois apostas no acaso, na sorte. Esse tipo de político vive subestimando as instituições. Exemplo: um certo deputado federal aí.
O Zangado – É aquele político que não gosta de ser contrariado, criticado ou questionado. Mexeu com o homem ele vira “macho”, esculhamba, quer brigar, bater e matar. Tem pavio curto o político zangado. Exemplo: um ex-líder da oposição aí.

PS: Não precisa dizer que tem político que se encaixa em vários dos tipos relacionados acima. Uns, inclusive, tem um pouco de tudo.

do blog robert lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário