quinta-feira, 24 de outubro de 2013

OS PREFEITOS DE GOVERNADOR NUNES FREIRE E MARACAÇUMÉ PERDEM O CAMPUS DA UFMA POR FALTA DE INTERESSE



     
Em outubro de 2011 surgiu um movimento intitulado MOVIMENTO PRÓ- INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ALTO E BAIXO TURÍ, liderado pelo irmão lassalista Henrique Longo, que mobilizou vários ex- alunos lassalistas da região. Representando Governador Nunes Freire estiveram os professores Valdo Oliveira, Elizabete Brito, Ulenira Batista, e Maria Elenilda, que participaram ativamente dos trabalhos que buscavam a implantação de um campus universitário na região. O professor da UFMA, João Coelho foi convidado pelo irmão Henrique a participar do primeiro encontro, desde então se tornou durante todo o movimento um coordenador da ideia e dos trabalhos. Desse primeiro encontro saiu a solicitação de um campus da UFMA e do IFMA, essa deliberação partiu dos participantes, que já não se contentam com pólos e programas, fazendo-se necessária a implantação de um campus que além de ser permanente pode contar com Financiamento Federal.
      O movimento alcançou 22 municípios que vai de Araguanã a Carutapera, passando por Turilândia, Centro Novo, Candido Mendes e Luis Domingues, dentre outros. Foram realizadas audiências em todos os municípios, após uma longa jornada de pesquisas realizadas pelos ex-lassalistas e integrantes do movimento em cada um dos municípios participantes.
CAMPUS DE SÃO LUÍS
Em Dezembro/2011 o Professor João Coelho conseguiu articular uma reunião de representantes do movimento com o vice-governador Washington Oliveira e o reitor da UFMA o Senhor Natalino Salgado  e posteriormente com o Secretario de Ciência Tecnologia do Estado o Professor  Zé Costa, ficando acordado a partir desse encontro o apoio dessas autoridades ao projeto de instalação de campus da UFMA na região. Os representantes do movimento não falavam em localidade, porém eram unânimes em reconhecer  que duas dessas cidades seriam as melhores, devido à localização geográfica e estrutura oferecida: Governador Nunes Freire e Maracaçumé.
CAMPUS DE PINHEIRO
  



Em Abril/2013 houve mais uma reunião, dessa vez, na Reitoria da UFMA com autoridades da região. Apenas dois prefeitos compareceram, (Marcelo de Candido Mendes e Élia de Presidente Médici), mas estavam presentes muitos Secretários e lideranças da sociedade civil da região, além do deputado Zé Carlos. Foram apresentados a reivindicação e o andamento do processo gerado em dezembro/2011. Após uma discussão que durou 80min, foram fechados acordos e definidas metas. Ficou nomeada uma Técnica da UFMA (Jesus Torres) para elaborar o projeto final que deverá ser encaminhado à Brasília, visto que campus universitário é construído por Lei Federal via Congresso.
        O professor João Coelho ficou como colaborador deste importante projeto e relata: “Estamos com o projeto parado porque nem Nunes Freire, nem Maracaçumé responderam a minha solicitação de doação de um espaço físico e uma declaração de interesse na instalação em seu município. Apesar do projeto ser elaborado para a região, que inclui 22 municípios, ele vai ficar em 1 município. Somente este mês o prefeito Marcelo(Candido Mendes) indicou Presidente Médici, que sinalizou positivamente. O projeto estará concluído esta semana com instalação em Presidente Médici. O relator do projeto no congresso esta sendo selecionado.
     Nas palavras do Ir. Henrique, decidimos pelo mais difícil, mas decidimos pelo certo. “O processo é longo e demorado, mas será uma grande chance para o desenvolvimento regional”.
      Governador Nunes Freire possui todos os atributos para sediar esta importante conquista com exceção de um governo com visão de futuro que preze pelo desenvolvimento e pelas oportunidades para seus munícipes.

4 comentários:

  1. Frustração deve ser o nome desses professores ai de cima, lembro da entrevista de Ulenira e Bete na rádio Nativa para explicar o movimento e o formulário de pesquisa que eu inclusive respondi. É minhas amigas fica para a p´roxima. Difícil é ter a próxima.

    ResponderExcluir
  2. Mas não está de tudo perdido, ficará em presidente Médice. importante é que vem!

    ResponderExcluir
  3. uma pena.................

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente esse gestor é mais um que vem apenas para maquiar a cidade e deixar o povo o mais alienado possível para se reeleger nas próximas eleições.
    Decepção é o nome do que estou sentindo agora.

    ResponderExcluir