segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Nao estudei, Virei blogueiro!!!!

           Diferenças entre "História", "história" e "estória",  historicamente falando!

A palavra  estória já foi usada um milhão de vezes até pelo Dicionário Aurélio   e a escolha do nome do blog, umanovaestória2013 foi proposital, para definirmos o que estamos sentindo nesses trágicos oito meses de Governo, não queremos acreditar que de verdade isso seja uma história,  queremos acordar um dia desse pesadelo e achar que tudo isso não passou de uma "estória", a nossa liberdade poética nos permite usar qualquer forma, verbal, gramatical e ortográfica.  desculpem as nossas um milhão de redundâncias e pra você que nos criticou, vá agora ao dicionário e procure o significado da palavra redundância, porquê cá pra nós, você não sabe o que significa!!! 

           Muitas gerações têm se acostumado a ver ESTÓRIA como uma fábula e HISTÓRIA com algo real. O fato é que a palavra História encerra todos esses sentidos.

          Por volta de 1914, o folclorista, Câmara Cascudo, introduziu ESTÓRIA pegando a partir de STORY (em inglês) que se refere a uma fábula. Enquanto HISTORY é a HISTÓRIA tratada como ciência.

         Mas sempre houve resistências por parte dos professores mais puristas quanto a isso. O Dicionário da Língua Portuguesa,de Francisco Silveira Bueno, do MEC, nos diz que ESTÓRIA é uma imitação inútil do inglês. Mas o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa registrava as duas formas. Assim, muitos acham que era oficial usar as duas formas. Achavam que "Aurélio" dava as cartas em relação à língua portuguesa. Depois de 1989, ano da morte do mestre Aurélio, o dicionário passou a registrar apenas HISTÓRIA.

HISTÓRIA E ESTÓRIA*

         Há muitas discussões sobre o uso das grafias HISTÓRIA e ESTÓRIA.
Segundo alguns dicionários e alguns professores renomados, a diferença entre elas é a seguinte:

HISTÓRIA = acontecimentos reais, dados históricos com base em documentos ou testemunhos
ESTÓRIA = narrativas imaginárias, contos, fábulas, invenções

       Mas, apesar dessas definições, o uso da forma ESTÓRIA é pouco praticada (e raramente defendida) e a forma HISTÓRIA atende aos dois casos (narrativas reais ou irreais).
    A palavra estória, comumente aceita como sendo um relato de fatos não comprovados (ou fictícios), fora designada para tal fim no início do século XX, por um acadêmico brasileiro – mas sem respaldo etimológico.

    Etimologistas dizem, no entanto, que tal neologismo é uma “frescura” estilística, uma vez que, na língua portuguesa, não há razão linguística para adotá-lo, mesmo quando se queira diferenciá-lo de história.
"Estória" é  uma narrativa de lendas, contos tradicionais de ficção.
Ex.: Minha mãe contava estória da carochinha para eu dormir.
"História" é uma narração ordenada, escrita dos acontecimentos e atividades humanas ocorridas no passado.
Ex.: A história da minha vida só eu sei. 

 
1. "História", com inicial maiúscula, significa a ciência oficial que trata dos acontecimentos no tempo e sua repercussão, como a História Geral, História do Brasil, etc.

Eu prefiro estudar História do Brasil a Matemática.
2. O vocábulo "história", com inicial minúscula, significa um relato verdadeiro, real, mas que não se enquadra na ciência oficial. É um fato, acontecimento.

A minha história de vida é algo muito particular.

3. A palavra "estória" remete à ficção ou a um relato do qual não se tem certeza sobre sua veracidade.

As estórias da nossa literatura têm muita qualidade. São narrativas de ficção muito interessantes.

Pedro é muito criativo. O menino vive com várias estórias "cabeludas".

Portanto, deve-se ter cuidado ao utilizar qualquer um desses vocábulos, pois, como vimos, possuem significações diferentes e que dependem do contexto situacional.

9 comentários:

  1. Acho que agora o "Rapazinho" analfabeto entendeu a sátira.Ah, antes que eu esqueça SÁTIRA:Uso de ironia ou de sarcasmo para atacar alguma forma do comportamento humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixasse que ele procurasse no dicionário o significado da palavra, assim fica fácil, agora difícil vai ser ele saber o significado da palavra ironia e Sarcasmo.

      Excluir
  2. vejo as pessoas que curtiram este blogue!!!
    e vejo que 80% mamava no papai indioalécio!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nos dê mais um pouco de ibope, vá lá novamente e veja que muitas dessas pessoas não precisavam desse peito do indioalécio, agora você deve ser daqueles que estão lá babando, mais ainda não conseguiu mamar porque não deixaram pouco peito para muita boca kkkkkkkkk
      respeite as pessoas de bem dessa cidade babão numero 1000

      Excluir
  3. ele so sabe baba porque escrever corretamente nunca foi seu forte......

    ResponderExcluir
  4. Se mamavam com certeza tavam melhor que ele. Que hoje baba e nem ganha nada a mais por isso. baba por paixão,se um dia o prefeito sumir daqui nem vai lembrar que ele existi.

    ResponderExcluir
  5. Esse blogueiro analfabeto, além de descobrir que é corno, também é BURRO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoas com coragem se identificam... covardes como sempre se ocultam pois não tem base suficiente para se amparar. Parabéns pra você!

      Excluir
  6. Adorei o blog. Acho muito válida toda forma de crítica passiva e inteligente, como esta. É isso aí, vamos à luta, porque sem ela não há mudança!

    ResponderExcluir